Em meio a um mercado competitivo, obter o diferencial no setor farmacêutico é essencial para se destacar em meio à concorrência. Na visão do empresário Manoel Conde Neto, para destacar a farmácia através de estratégias e ações diferenciadas, é preciso estar atento às inovações da área de atuação e ao fluxo do próprio negócio.
Por isso, o proprietário da Farma Conde, Manoel Conde Neto, acredita que a escolha e desenvoltura do diferencial dos negócios deve ser feita durante o planejamento, para assegurar o alinhamento definido de acordo com os objetivos e realidade da farmácia. Sendo assim, escolher diferenciais convencionais como preços baixos ou atendimento personalizado não são escolhas suficientes, pois estas não acompanham e nem sustentam o crescimento da empresa.
Desse modo, para garantir a escolha de um diferencial que impacte nos resultados de seu empreendimento, é primordial encontrar motivos fundamentados nas bases de sua empresa, que servirão para o estabelecimento de ações que auxiliem no posicionamento significativo de sua farmácia em meio ao varejo. O empresário Manoel Conde Neto considera os resultados dessa estratégia como um verdadeiro diferencial, pois é uma característica que a concorrência não consegue copiar, portanto, trata-se de uma ação de fato inovadora.
Para planejar estratégias de diferenciação para os negócios, deve-se levar em consideração cinco aspectos relacionados com a empresa: preço, produto, serviço e imagem da marca. Na concepção de Manoel Conde Neto, esses aspectos estão necessariamente atrelados com o estudo do plano de negócios, pois este permite uma visão panorâmica de público, mercado e da própria empresa.
Logo, o diferencial deve ser alcançado por meio do conhecimento completo da realidade da organização. O empresário Manoel Conde Neto entende que se preocupar apenas com a concorrência e deixar de lado os aspectos internos não é suficiente para alcançar resultados com o diferencial no setor. Mais do que olhar para fatores externos, é preciso compreender o que ocorre nos negócios.
O sucesso vem, portanto, do aprimoramento dos pontos fortes, correção dos pontos fracos e da atualização gradual de todos os setores que englobam a empresa. O diferencial é consequência da compreensão desses aspectos e da elaboração de estratégias para alcançar destaque no setor. No parecer de Manoel Conde Neto, esse é o trajeto que todo empreendedor farmacêutico deve traçar para consolidar seu diferencial no mercado.