Você, empreendedor farmacêutico, já se perguntou como anda a performance da equipe de seu negócio? Manoel Conde Neto, empresário e fundador da Farma Conde, acredita que a execução das atividades por parte dos colaboradores é também um aspecto essencial para promover bons resultados no varejo. E, por isso, é fundamental identificar como está a performance da equipe e buscar aprimorá-la.
No parecer do empresário Manoel Conde Neto, o primeiro passo para melhorar a performance da equipe de farmácia é a identificação por parte do gestor. É preciso que este analise as atividades do dia a dia e, a partir disso, reconheça erros e pontos que precisam ser melhorados, atuando neles de modo prático e eficiente com objetivo de buscar melhores resultados em conjunto.
Mas, afinal, quais ações podem melhorar a performance da equipe de farmácia?
Com o intuito de melhorar a performance da equipe farmacêutica, muitos gestores recorrem aos treinamentos. De fato, optar por ferramentas de gestão de pessoas como palestras, workshops e apresentações são fundamentais para capacitar os profissionais de sua equipe e melhorar as estratégias de atuação. Ainda assim, apenas isso não é suficiente.
Além de fornecer capacitação aos colaboradores, o empresário Manoel Conde Neto considera que existem atitudes mais simples que podem ser aplicadas no cotidiano do varejo como mudanças de hábito em algumas tarefas, inclusive em atividades exercidas pelo gestor. Estes pequenos pontos de atenção são diferenciais para a melhoria da performance da equipe.
- Esclarecendo as informações
Para melhorar a performance da equipe, é preciso que todos compreendam a importância de suas atividades. Estabelecer claramente as funções de cada um e a necessidade da atuação estar alinhada com os objetivos da empresa é fundamental para que os colaboradores entendam seu papel. Para o empresário Manoel Conde Neto, de nada adianta tentar mensurar metas e resultados se as responsabilidades não estão nítidas, desse modo, é essencial estabelecer um diálogo eficaz com a equipe.
- Feedbacks e reconhecimentos
O trabalho com os feedbacks auxilia fortemente na compreensão das informações e na motivação para exercer o trabalho. Por isso, é essencial que o gestor trabalhe com essa ferramenta tanto no âmbito coletivo, quanto no individual. Além do mais, demonstrar reconhecimento pelo trabalho quando este alcança as expectativas é fundamental para que os funcionários se sintam pertencentes ao espaço e sigam motivados para fazer a diferença no trabalho.
- Ajustes no ambiente de trabalho
Por fim, o empresário Manoel Conde Neto compreende a importância de modificar, quando necessário, processos de trabalho que estão defasados devido ao tempo. É preciso, para isso, realizar reuniões periódicas com os colaboradores, escutando sugestões e verificando o que pode ser melhorado para promover um ambiente de trabalho mais adequado para que todos desenvolvam uma atuação de qualidade, independente do setor.