Certamente você deve saber que o mercado financeiro engloba relações de diversas instituições e investidores, não é mesmo? O investidor Valdir Piran entende que o mercado financeiro não funciona de maneira adequada se não houver uma boa relação entre ambos, isso porque, para que as operações de compra e venda de ativos sejam feitas de forma adequada, é importante que o investidor entenda o papel de cada instituição. Pensando nisso e na importância dessas entidades para a movimentação econômica, fizemos esse artigo para que você compreenda melhor o assunto.
De imediato é importante entender como essas instituições operam dentro desse mercado. Como pensa o empresário, essas instituições operam em prol de uma boa administração e equilíbrio de moedas, taxas e prazos de negociações para capitais, que são aplicados no mercado na forma de ativos e passivos financeiros. É válido mencionar que todo o processo de negociação, é movido mediante normas e critérios que são estabelecidos por agências reguladoras, de modo que cada entidade atue conforme o seu papel.
Caso você não saiba, as instituições do mercado financeiro são divididas em dois tipos: bancárias e não bancárias. No caso das bancárias, Valdir Piran assimila que incluem bancos, corretoras de valores e agências, sendo que são responsáveis pelo depósito e empréstimo de capitais. Enquanto que as instituições não bancárias englobam os bancos de investimento, empresas de finanças, de seguros e afins. Confira abaixo as principais instituições financeiras e a funcionalidade de cada uma:
Corretoras
As corretoras são as responsáveis pela intermediação de operações de compra e venda de ativos financeiros. Nesse contexto, os ativos podem ser denominados como ações e títulos públicos que são negociados em uma bolsa de valores. Sendo assim, o presidente do Grupo Piran entende que antes de realizar uma aplicação é necessário que o investidor contrate uma corretora que atenda às suas necessidades.
Banco de Valores
É importante termos ciência de que as bolsas de valores não podem ser resumidas em um simples ambiente de compra e venda de frações de empresa, visto que engloba uma complexidade de operações dentro do mercado financeiro. Para o investidor Valdir Piran, as bolsas de valores tratam-se de ambientes de negociações de valores mobiliários, sejam eles ações, títulos ou até mesmo commodities.
Órgãos reguladores
Dentre os órgãos reguladores que compõem essa instituição estão: Banco Central do Brasil (BCB), Superintendência de Seguros Privados (Susep), Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc). Assim, como pensa o empresário, essas instituições formam o chamado Sistema Financeiro Nacional (SFN) e possuem como função garantir que o ambiente dessas operações seja seguro e faça com que o mercado se mantenha estável.
Fundos de investimento
Já quando falamos de fundos de investimentos, estamos nos referindo a uma junção de recursos que são captados por pessoas físicas ou jurídicas com o fito de obter lucros financeiros, após aplicação em títulos ou valores mobiliários. Na concepção de Valdir Piran, dentro do mercado financeiro o valor de todos os cotistas é somado, formando assim um patrimônio do fundo, assim por meio dessa quantia os investidores conseguem realizar aplicações.