A filantropia é um fator muito importante para diminuir as desigualdades em nossa sociedade. Por esse motivo, Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini, filantropos da área da saúde, através deste artigo, procuram incentivar a ação da filantropia na vida das mais diferentes pessoas. Se você acha que não pode ser um filantropo, muito provavelmente você está bem enganado. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura!
Antes de se tornar um filantropo, os filantropos Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini ressaltam que é de suma importância saber no que a filantropia está pautada e os motivos pelos quais ela é tão importante para a sociedade. Diferente do que muitas pessoas pensam, a filantropia e o trabalho social não são a mesma coisa. Isso porque, a filantropia tem como principal objetivo resolver problemas pontuais e emergenciais de maneira mais efetiva.
A palavra filantropia é de origem grega, e de forma simplificada, significa “amor pela humanidade”. Entretanto, apesar de se tratar de um conceito antigo, como pudemos ver anteriormente, a ideia de filantropia vem se modificando no decorrer dos anos.
Os filantropos Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini chamam a atenção para o fato de que, nos dias atuais, entendemos a filantropia como ações que são realizadas em favor ao próximo ou em prol do bem público.
Os filantropos Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini explicam que, apesar da solidariedade presente no povo brasileiro, a filantropia é uma ação que ainda é muito pouco incentivada e dificilmente faz parte dos orçamentos das famílias e das empresas. Em países como, por exemplo, os Estados Unidos, a filantropia faz parte do compromisso de donos de grandes fortunas, mas também está presente na vida de famílias mais tradicionais. Assim, a filantropia se torna parte de um planejamento financeiro saudável.
Para se tornar um filantropo, Wemerson Paneguini aconselha traçar uma estratégia de filantropia que seja bastante semelhante a uma estratégia de investimentos. Isso fará com que você enxergue melhor o seu orçamento, levando o seu compromisso de maneira séria. Além disso, ao traçar uma estratégia de filantropia, você terá um maior controle da regularidade de suas doações sem precisar se prejudicar.
Além disso, Ana Lúcia Lopes Paneguini lembra que escolher uma crença ou bandeira pessoal é uma excelente maneira de se manter motivado a fazer as suas doações de forma recorrente. Ainda nesse sentido, é importante escolher causas que contribuam efetivamente para com a sociedade.
Por esse motivo, se possível, considere áreas como, por exemplo, de pesquisas científicas, que estão sempre precisando de apoiadores para se manterem financeiramente e gerarem impacto social. Mas, não se esqueça: todas as causas são nobres e possuem a sua relevância.
Por último, mas não menos importante, antes de iniciar as suas doações, os filantropos Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini lembram que é muito importante você realizar uma pesquisa sobre a instituição escolhida, sendo assim, faça visita, solicite documentos e fique por dentro das atividades realizadas.
Assim, você poderá comprovar a seriedade da instituição e poderá acompanhar, mais de perto, todo o trabalho realizado por ela e o destino de suas doações. Não se deixe desanimar por instituições que não trabalham com seriedade, existem diversas outras que são compromissadas com as causas sociais e prestam um serviço exemplar. A filantropia é capaz de mudar vidas!