Para a economista Claudia Angelica Martinez, o ramo empresarial é um dos mais difíceis de se manter, e por causa das inconstâncias e imprevistos que surgem, diversos empreendedores ficam mais aflitos por não conseguirem se destacar, obter um bom retorno, ou até mesmo manterem as portas abertas durante mais tempo. Porém, para tudo há uma boa solução, não é verdade?
E o que queremos apresentar nesse artigo é que ainda que haja momentos turbulentos durante o progresso em uma carreira como essa, é sempre bom lembrar de manter a calma, respirar fundo, e limitar as cobranças, pois é somente com paciência, dedicação e autocuidado que as coisas começam a fluir. Por isso, separamos 5 dicas que podem ajudar a transformar um progresso empresarial durante um período de crise. Quer saber mais sobre cada um deles? Então continue a leitura!
- Cuide da sua saúde emocional e física
Conforme explica a empresária Claudia Martinez, antes mesmo de querer gerir uma empresa, é preciso estar bem consigo mesmo — e isso pode ser feito através de um cuidado maior com a saúde mental e física —, pois de nada adianta ficar sobrecarregado durante todos os dias, mas não tirar um tempo para cuidar de si mesmo, você não concorda?
- Viva o momento presente
Além disso, é essencial que você, ao cuidar dos seus negócios, não fique se preocupando com antecedência por coisas que talvez nem aconteçam, ou até mesmo se lamentando por falhas passadas. Viva o momento presente em toda a jornada de serviço, e lembre-se de que ainda que haja alguns imprevistos, tudo poderá se resolver com paciência e sabedoria.
- Seja gentil
É importante destacar que ser gentil consigo mesmo e não ficar se cobrando a todo o momento também auxilia no quesito de boa gestão, pois conforme pontua a economista Claudia Angelica Martinez, não é com um alto rigor que você terá êxito no seu trabalho, mas sabendo que todos os dias, em uma carreira empresarial, existe sempre uma nova oportunidade de aprendizado.
- Agradeça mais
Não podemos nos esquecer de que qualquer conquista que se obtém é motivo de gratidão. Para quem não sabe, reclamar o tempo todo pode gerar ainda mais estresse, e isso pode vir a atrapalhar um bom desenvolvimento em qualquer trabalho, certo? Por isso, evite protestar sem motivos em assuntos que podem ser facilmente corrigidos e passe a agradecer mais.
- Mantenha sempre a confiança
Por fim, conforme comenta Claudia Martinez, para aqueles que estão em uma carreira que demanda maiores esforços, como é o caso da carreira dos empresários, nunca dispense a confiança em si mesmo, e recorde-se de que você batalhou para chegar onde está, e com certeza poderá ir muito além, basta manter uma excelente constância.